Ainda demorei umas semanas, mas no fim-de-semana passado pus as mãos à obra e foi o acompanhamento de uma sopa no jantar de Domingo.
Ingredientes:
1 1/3 chávenas de água quente
1 saqueta de fermento de padeiro
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de oregãos secos
3 1/2 chávenas de farinha
Topping:
sal
1 colher de chá de oregãos secos
2 cabeças de alho assadas sem pele
1 chávena de azeitonas pretas sem caroço
sal
1 colher de chá de oregãos secos
2 cabeças de alho assadas sem pele
1 chávena de azeitonas pretas sem caroço
Azeite
O primeiro passo foi juntar o fermento com a água quente e misturar bem. Quando a mistura já estava homogénea, juntei os alho em pó e os oregãos e misturei de novo.
Para terminar a massa deitei a mistura anterior na Bimby com a farinha e misturei alguns segundos na velocidade 6 até ficar bem envolvido. Deixei repousar no copo da Bimby tapado durante 30 minutos (até a massa duplicar o volume).
Quando a massa duplicou o seu volume, deitei-a num tabuleiro sobre papel vegetar e fui carregando gentilmente até que ela se estendesse ao longo do tabuleiro. Deixei repousar tapada com papel firme mais duas horas.
Enquanto a massa descansava, coloquei duas cabeças de alho no forno, embrulhadas em papel vegetal. Cortei o topo das cabeças de que polvilhei com sal e reguei com um pouco de azeite. Levei ao forno a 180º até começar a sentir o aroma (cerca de 20 minutos).
Passadas as duas horas cobri a massa com o alho assado (depois de tirar a casca), as azeitonas cortadas ao meio, sal e oregãos e levei ao forno durante 20 minutos a 190º