Mar 7, 2012

Risotto de Pêra e Queijo

Existem dias em que pensamos que era melhor ter ficado a na cama a dormir em vez de levantar, dias que parecem uma história interminável e em que apenas nos apetece chegar a casa, calçar as pantufas e refastelar-nos com algo BOM!

Este dia foi assim. Já algures a meio do dia, pensava que nessa noite ao jantar me ia apetecer algo que me enchesse a alma. Lembrei-me então, de ter visto num qualquer dos meus 50 livros de receitas, um risotto de pêra e gorgonzola. Ficou decidido nessa altura que seriam esses sabores contrastantes do nosso jantar e que no final não desiludiram o palato e a alma.

Assim fiz, apenas troquei o gorgonzola por um queijo picante espanhol que tinha no frigorifico, que não sei identificar, mas que uso para fazer as vezes de parmesão, apesar de ser mais intenso.






Ingredientes:

1 cebola
125g de arroz arboreo
1 chávena de vinho branco
Caldo de galinha ou legumes qb
1 colher de sobremesa de manteiga
sal
azeite
5 colheres de sopa de um queijo intenso (usei um queijo picante que tinha cá em casa)
2 pêras cortadas em cubos com aproximadamente 1 cm de lado




Preparação:


Deitei-se o azeite num tacho largo junto com cebola picada bem fina e deixei-se refogar em lume médio. Quando a cebola ficou dourada, deitei o arroz e deixei fritar o arroz no azeite até que fique com um aspecto esbranquiçado.

Depois deitei uma chávena de vinho branco, e deixei que o vinho evaporasse mexendo sempre para não deixar agarrar. Repete-se este passo com o caldo várias vezes até que o arroz esteja cozido.

Quando o arroz ficou cozido, deitei os cubos de pera, o queijo e a manteiga e  deixei cozinhar durante uns 2 minutos, misturando bem para envolver os sabores



2 comments:

  1. Ficou com um aspecto convidativo, até pensei que era para a aminha festa http://obolodatiarosa.blogspot.com/2012/03/arroz-e-uma-historia-para-o-1.html
    :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada e como a participação é até 19 de Abril, vou tentar arranjar ainda um melhor para participar. Agora é só puxar pela imaginação :)

      Delete

Também para provar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...