O travo amargo do iogurte traz-nos um contraste delicioso com o chocolate. Será que vai durar até ao ultimo dia de aulas desta semana que é sexta? Dúvido....
Ingredientes:
200g de chocolate preto
1 e 1/2 chávena de açúcar mascavado (usei apenas uma porque não sou fã de bolos muito doces)
2 chávenas de farinha (usei integral)
3 colheres de chá de fermento
1 chávena de iogurte natural sem açúcar (usei iogurte grego)
6 ovos
Antes mesmo de começar o bolo, liguei o forno a 180º graus para ir aquecendo.
O primeiro passo na confecção deste bolo foi bater as claras em castelo e para isso, depois de deitar as claras na Bimby, programei-a 9 minutos na velocidade 3 com borboleta.
Depois das claras batidas, foi a vez de deitar as gemas no copo com o açúcar e bater ainda com a boleta durante aproximadamente 3 minutos também na velocidade 3. A mistura deve ficar clara.
De seguida, deitei o iogurte e misturei mais uns segundos na velocidade 3 até ficar bem misturado e depois o chocolate derretido (2 minutos no microondas com um fio de azeite) e voltei a misturar na velocidade 3 mais uns segundos.
Retirei de seguida a borboleta e deitei a farinha e o fermento. Misturei durante 15 segundos na velocidade 5 e envolvi manualmente com as claras, de modo a não se perder o ar.
Levei a massa ao forno pré-aquecido e numa forma untada durante 35 minutos a 180º. A cozedura deve ser verificada ao fim de 25/30 minutos com um palito para não deixar cozer de mais.
Para quem adora chocolate como eu nunca é demais uma sugestão como esta...
ReplyDeleteObrigado por partilhares...
Beijinhos e boa semana...
O que eu mais gosto é que o iogurte acaba por substitui a manteiga/oleo/natas, tornando-o um pouco mais saudável.... e assim um peso menor na consciência :)
Delete