Feb 27, 2012

Bolo chiffon de chocolate e iogurte

Mais um bolo de chocolate, ou não fosse esse, o meu ingrediente preferido. Desta vez um bolo seco para me acompanhar nos lanches entre aulas, naqueles que são os dias mais longos da minha semana.

O travo amargo do iogurte traz-nos um contraste delicioso com o chocolate. Será que vai durar até ao ultimo dia de aulas desta semana que é sexta? Dúvido....





Ingredientes:

200g de chocolate preto
1 e 1/2 chávena de açúcar mascavado (usei apenas uma porque não sou fã de bolos muito doces)
2 chávenas de farinha (usei integral)
3 colheres de chá de fermento
1 chávena de iogurte natural sem açúcar (usei iogurte grego)
6 ovos



Antes mesmo de começar o bolo, liguei o forno a 180º graus para ir aquecendo.

O primeiro passo na confecção deste bolo foi bater as claras em castelo e para isso, depois de deitar as claras na Bimby, programei-a 9 minutos na velocidade 3 com borboleta.

Depois das claras batidas, foi a vez de deitar as gemas no copo com o açúcar e bater ainda com a boleta durante aproximadamente 3 minutos também na velocidade 3. A mistura deve ficar clara.

De seguida, deitei o iogurte e misturei mais uns segundos na velocidade 3 até ficar bem misturado e depois o chocolate derretido (2 minutos no microondas com um fio de azeite) e voltei a misturar na velocidade 3 mais uns segundos.

Retirei de seguida a borboleta e deitei a farinha e o fermento. Misturei durante 15 segundos na velocidade 5 e envolvi manualmente com as claras, de modo a não se perder o ar. 

Levei a massa ao forno pré-aquecido e numa forma untada durante 35 minutos a 180º. A cozedura deve ser verificada ao fim de 25/30 minutos com um palito para não deixar cozer de mais.



2 comments:

  1. Para quem adora chocolate como eu nunca é demais uma sugestão como esta...
    Obrigado por partilhares...
    Beijinhos e boa semana...

    ReplyDelete
    Replies
    1. O que eu mais gosto é que o iogurte acaba por substitui a manteiga/oleo/natas, tornando-o um pouco mais saudável.... e assim um peso menor na consciência :)

      Delete

Também para provar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...