Feb 24, 2012

Tarte Tatin com Maçãs e Alecrim

E aqui está mais um desafio do Dorie às Sextas. Desta vez o desafio era uma receita que já estava com vontade de experimentar há uns meses:  Tarte Tatin com o alecrim a aromatizar o caramelo e as maçãs. 

A ideia surgiu-me ao ver o masterchef (terceira temporada) com uma receita da Alana e que de imediato fiquei com vontade de experimentar. No masterchef inspirei-me na massa, uma espécie de massa folhada rústica e muito aclamada pelo júri e pela minha mãe, no alecrim e nas quantidades bem menores de açúcar e manteiga. Na Dorie inspirei-me na fruta e no modo de fazer. 

No fim, esta conjugação de sabores e técnicas, resultou numa receita deliciosa, diferente e apreciada pelos poucos que foram a tempo de a provar. A contar a história, apenas ficaram umas migalhalhitas, que também acabaram por desaparecer com a ajuda da Mia e da Jade.

A magicar já estão outras ideias como o uso de ananás  (eu adoro ananás com caramelo) e menta (??) ou experimentar uma versão salgada com cebola e queijo Halloumi. Sem dúvida uma receita que permite dar largas à imaginação.




Ingredientes:

Massa:

140g de farinha
100g de manteiga
30g de iogurte natural
40ml de água fria

3 maçãs
100g de açúcar
100g de manteiga
3 hastes de alecrim (aproximadamente 5cm cada)




Para a massa deitei todos os ingredientes, com excepção da água, na Bimby e amassei na velocidade 8 durante uns segundos até apresentar uma consistência areada. 
Depois retirei a massa e amassei até ficar num bolo consistente. Fiz um buraco no meio onde juntei a água e amassei  de novo com as mãos até a massa deixar de se pegar.

Finalmente para tender foi preciso dar umas voltas e segui os seguintes passos:

1. Moldar com as mão as massa até formar um rectângulo;
2. Com o rolo da massa, tornar esse rectângulo mais comprido até a massa estar fina de forma uniforme;
3. Dobrar os lados mais curtos um sobre o outro;
4. Dar uma volta de 90º;
5. Repetir passos 2, 3 e 4 mais duas vezes.

Depois destas voltas, deixei a massa repousar 30 minutos no frigorifico e no final repeti os passos 2, 3 e 4 mais 3 vezes.








Para a cobertura, deitei a manteiga e o alecrim num frigideira com pega de metal e deixei derreter e deixar que a manteiga incorporasse o sabor do alecrim. De seguida deitei o açúcar e as maças em camadas e deixei em lume alto que o açúcar caramelizasse.  
Quando o açúcar ficou castanho escuro, coloquei a massa por cima certificando-me que envolvia bem as maçãs e caramelo e levei ao forno a assar por 30 minutos a 180º.

O último passo foi virar a tarte com a ajuda de um prato e fazê-la desaparecer à velocidade da luz. 





8 comments:

  1. Mas que linda que ficou imagino o aroma com que ficou na cozinha....bjokitas

    ReplyDelete
  2. Que tarte apetitosa!! Fiquei com vontade de ter colaborado no "desaparecimento" dela. :))
    bjs

    ReplyDelete
  3. Ficou uma maravilha e o alecrim foi uma óptima ideia!!!

    Bjoka
    Rita

    ReplyDelete
  4. Ficou tão diferente e tão bonita. Não sei se me aventuraria na confecção da massa, mas o recheio parece-me divinal e as maçãs cortadas às rodelas transformaram completamente a tarte. Parabéns!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  5. O alecrim é uma excelente ideia.
    Beijinho

    ReplyDelete
  6. Que ótimo, o passo a passo da confecção da receita (e da transformação da tarte em migalhas também)! As maçãs em rodelas ficaram lindas.

    ReplyDelete
  7. Adorei tudo!!! Desde a reportagem com as fotos lindas, passando pela fantástica sugestão até ao resultado final. Fantástica!!!

    ReplyDelete
  8. Que apetitosa ficou e que apetitoso é também o teu blog, beijinhos e parabéns!!

    ReplyDelete

Também para provar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...