Dec 25, 2012

Bolo Mousse de Chocolate ou como a minha avó dizia: "O melhor bolo de chocolate que já comi!"

Ainda  a tempo de desejar um Feliz Natal, aqui fica uma receita cheia de memórias e que ajudou a matar a saudade da minha avó.




Faz por esta altura dois anos que a minha avó morreu. Se no dia a dia já sinto sempre a sua falta, quando chega a esta altura, seja porque é o aniversário da sua morte, seja por ser Natal uma altura que passamos sempre com a família, custa mais a sua ausência. 

A minha avó foi cozinheira de profissão e cozinhava tão bem, mas mesmo tão bem que ninguém resistia aos seus cozinhados. Quem a conheceu sabe que para ela, tudo o que fosse cozinhado por outros tinha sempre algum defeito, fosse estar rijo ou mole, doce ou azedo... havia sempre alguma coisa a apontar.  




Eu e os meus pais tínhamos como tradição almoçar em casa dela aos Domingos. É verdade que nos últimos tempos, o peso dos seus 97 anos, já simplificavam as suas receitas, mas mesmo assim estava sempre pronta para nos receber com uma das suas iguarias. Mais ou menos um ou dois meses antes de ela morrer, precisei de ir às Amoreiras antres de um desses almoços e lembrei-me de levar duas fatias   de um bolo de chocolate que eu gostava muito (íamos ser só nós as duas nesse almoço) para a sobremesa. Ela adorou e acho que pela primeira vez não pôs defeitos em algo que não tinha sido feito por ela..




Há uns dias em quando falava com a Carmo, uma colega do meu emprego, ela deu-me a receita de um bolo de chocolate que a sua irmão fazia. Chamou-lhe o bolo de chocolate do Zeno. Ora, eu como não fui ao Zeno não sabia bem como era este bolo, mas ao ler a receita pareceu-me ser o tal bolo de chocolate que eu gostava tanto.

Preparei a receita para o almoço de Natal e não é que era mesmo o mesmo bolo? E desta vez, apesar de sentir a sua falta, senti-me também mais perto da minha avó ao lembrar-me do sorriso aberto com que disse naquele dia: "Este é o melhor bolo de chocolate que já comi!" 




Ingredientes:

225 gr de chocolate preto
225 gr de açúcar amarelo
225 gr de manteiga
8 gemas;
6 claras em castelo (1.5 minutos na Bimby por cada clara na velocidade 3 com borboleta);
1 colher de sopa de farinha
1 colher de chá de fermento

Framboesas para decorar




1. Derreti o chocolate com a manteiga no microondas durante 2 minutos na potência máxima;

2. Bati o açúcar na Bimby com as gemas até a mistura ficar fofa, durante 3 minutos na velocidade 3.

3. Adicionei o chocolate previamente derretido à mistura de gemas com açúcar e misturei durante 30 segundos na velocidade 4

4. Juntei as claras em castelo e envolvi na velocidade 3 até as claras não se notarem 

5. Dividi a massa ao meio. A uma metades adicionei a farinha com o fermento e levei ao forno em forma previamente untada com spray durante 20 minutos a 190 graus. 

6. Depois de cozido, tirei e deixei arrefecer 

7. Depois de frio cobri com a outra metade da mousse e levei ao frigorífico até servir no dia seguinte.

8. Decorei com framboesas




Apesar de o bolo ter saído maravilhoso, existem duas coisas que vou alterar das próximas vezes que fizer: Baixar a temperatura do forno para 180º pois acho que ficou um pouco cozido demais e reduzir o açúcar para umas 175g. São pequenas alterações que têm a ver com o meu gosto pessoal, mas que acho que podem tornar o bolo ainda melhor.

13 comments:

  1. Há várias maneiras de imortalizar as pessoas e esta é uma delas, onde quer que esteja, estará feliz!
    Boas Festas!!
    Beijinho!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada. Espero que tenhas tido um bom Natal cheio de iguarias e junto dos que amas. Bjos

      Delete
  2. Bom dia! Que doce forma de trazer para perto quem já está longe... adorei a receita, vou levá-la...
    Beijinhos e boas festas!
    paula

    ReplyDelete
  3. Eu adoro bolos de chocolate e este ficou fantástico mesmo como eu gosto.
    E bolo de chocolate com framboesas fica perfeito.
    Bjs

    ReplyDelete
  4. Adorei a receita. A tua avó deve ter sido uma pessoa muito amada.
    Beijinhos e bom ano.

    ReplyDelete
  5. Que bolo delicioso!! As comidas das avós (mesmo as minhas não sendo cozinheiras) são sempre óptimas e deixam sempre uma saudade...

    Beijinhos*

    ReplyDelete
  6. Oi Sophia a saudade é sempre continua, mas em algumas ocasiões pioram.Mesmo que não fosse data de falecimento o Natal nos arremete às lembranças dos que se foram e nos deixaram na saudade.Desejo que sua saudade seja mais feliz do que dolorida.Esse bolo ficou fantastico, anotarei a receita certamente.Beijos querida, que seu novo ano seja repleto de alegrias, paz, união e prosperidade.Beijos querida, obrigada por sua amizade, foi muito bom ter você em minha vida.Desejo que continue.Que Deus te abençoe.

    ReplyDelete
  7. Sofia, feliz Ano Novo!
    Este bolo mousse é certamente delicioso. Preparei uma mousse de chocolate para a ceia de Ano Novo com uma receita semelhante à sua! Imagino o sabor do bolo...
    Sua avo deve estar feliz com esta lembrança. Tanto carinho em forma de bolo...
    Beijo

    ReplyDelete
  8. Já comia uma fatia desse bolo!
    Conheci hoje o blog e adorei!

    http://obolinhodesabado.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  9. Ta com uma cara muito boa mesmo!!!

    Adorei a sua receita!

    Beijos

    Pra equilibrar com esse bolo no natal vou tentar fazer alguma coisa mais light, tipo essas

    ReplyDelete
  10. incrível, li esta história - receita um dia e marquei a página. Perdi a memória da net e andei à procura da receita com a história... Esta dá vontade de fazer e comer pela história que a acompanha!
    Certamente que a irei fazer para os meus com a mesma dose de amor que está nesta página!
    :) depois deixo os comentários dos comensais :)
    Parabéns pelo blogue, vou certamente continuar a acompanhar! :)

    Um beijinho e um sorriso :)

    Sofia

    ReplyDelete
  11. Que quantidade usou de açucar no chocolate?
    E qual a quantidade de açucar na manteiga?
    Tou um pouco confuso quanto á descriçaõ do bolo,se puder alterar e explicar melhor agradecia,De resto tudo parece otimo um bolo delicioso.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fábio, obrigada pelo reparo. Já corrigi na receita, Na realidade a manteiga é derretida toda com o chocolate. No ponto, o açúcar é batido com as gemas e não com a manteiga. Sofia

      Delete

Também para provar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...