Feb 22, 2012

Tartes de Ratatouille com ovo escalfado

Mais uma receita do livro La Tartine Gourmande - Recipes for an inspired life  que me ficou no olho assim que a vi. Não só as tartes ficaram deliciosas, como os legumes como acompanhamento ou eventualmente com o ovo escalfado serão uma receita a repetir muitas vezes cá em casa. Saudável, simples e deliciosa!

Para as tartes, adaptei a massa de tarde da Maggie Beer que já tinha experimentado antes e tinha gostado muito. À falta de sour cream, usei iogurte grego que abusei para diminuir na manteiga. Com esta receita a massa fica um pouco folhada e leve.


P.S - Os ovos escalfados precisam de muita prática. Algumas dicas?



Ingredientes:

Massa:

250gr de farinha
150gr de manteiga
150gr de iogurte grego


Ratatouille

1 cebola picada
3 dentes de alho picados
2 hastes de alecrim picados
1 beringela média cortada em cubos de mais ou menos 2 cm
1 courgette cortada em cubos de mais ou menos 2 cm
15 tomates cereja maduros cortados ao meio
1 pimento laranja pequeno cortados em pedaços pequenos
1 pimento amarelo pequeno cortados em pedaços pequenos
2 colheres de sopa de tomate concentrado
1 colher de sopa de açúcar mascavado
sal
pimenta


6 ovos (1 por tarte)




Massa:

Para a massa coloquei todos os ingredientes e liguei na velocidade 6 até os ingredientes se misturarem bem. Retirei e guardei no frigorifico por 30 minutos.

Passados estes 30 minutos, tendi a massa e forrei 6 formas de mini tartes e levei ao forno até ficarem douradas (cerca de 20 minutos a 190º). Guardei-as até à hora de servir.

Ratatouille:

Para o ratatouille começei por deitar um pouco de sal grosso na beringela e deixa-la repousar durante cerca de 30 minutos. Passados esses 30 minutos, passei-a por água para retirar o sal.

Enquanto isso, refoguei a cebola num fio de azeite até se encontrar dourada. Juntei de seguida o alecrim e o alho e deixei cozinhar por uns minutos até começarem a libertar o aroma. 
A este refogado, juntei  pela seguinte ordem, mexendo sempre para não agarrar:

1. A beringela que deixei cozinhar durante 5 minutos
2. A courgette e os pimentos que deixei cozinhar por mais 7 minutos
3. Os tomates, o açúcar e o concertado de tomate que deixei cozinhar por mais 2 minutos

Para servir, deitei os legumes sobre a massa das tartes e coloquei um ovo escalfado em cima de cada uma e servi com folhas de alface mistas. 


4 comments:

  1. Bem originais e deliciosas. Adoro ovos escalfados com legumes.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  2. e não é que está original e de aparencia deliciosa
    :)

    ReplyDelete
  3. Yami! Vou ter de experimentar! Para os ovos escalfados aprendi um truque que nunca falha: levar uma caçarola com água e uma colher de sopa o vinagre a ferver. Partir um ovo para uma taça, aproximar a taça o mais possível da água a ferver e com cuidado virá-la. Repetir para cada ovo. Deixar na água 3 minutos e retirar com uma escumadeira para um prato. Ficam perfeitos! ;) Tenho uma sugestão deliciosa também para usar ovos escalfados aqui http://lepassevite.blogspot.pt/2011/11/tostas-de-portobellos-no-forno-com.html Beijinhos*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Vou já experimentar essa dica para os ovos e para as tostas :) Óptima a pensar no pão alentejano que lá está em casa.

      Delete

Também para provar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...