Jan 23, 2011

Crepes Cremosos





Ingredientes:


175g de cogumelos brancos fatiados
3 dentes de alho
100g de alho francês
250g de queijo ricotta
125g de mascarpone
2 tomates
12 rectângulos de massa filo com cerca de 23x15 cm
0,75dl de vinho tinto
1 folha de louro
1 cebola grande
vinho do Porto
100ml de caldo de legumes
manteiga
azeite
sal
pimenta preta


Preparação:

Crepe:

Prepare os ingredientes: corte os cogumelos em pedaços, esmague os dentes de alho, lave bem e corte em pedaços o alho-francês, pele e corte em cubos os tomates e corte a cebola em rodelas finas.

Salteiam-se durante alguns minutos 100g de cogumelos cortados em pedaços num fio de azeite, com 1 dente de alho esmagado, sal e pimenta. Retiram-se os cogumelos e colocam-se em papel absorvente para retirar o excesso de azeite.

Na mesma frigideira salteia-se o alho-francês por mais alguns minutos. De seguida, misturam-se bem os dois queijos num recipiente até obter uma mistura suave. Tempera-se com sal e pimenta, e juntam-se os cogumelos, o alho-francês e os tomates. Vai ao frigorífico durante cerca de duas horas.


Após esse tempo, aquece-se o forno a 200º. Colocam-se quatro folhas de massa filo numa superfície enfarinhada, pincelam-se com manteiga previamente derretida e repete-se esta tarefa para mais duas folhas. Coloca-se uma porção de recheio a maio de cada uma das folhas; dobre as folhas sobre o recheio, fechando os crepes.

Colocam-se os quatro strudels num tabuleiro e levam-se ao forno por cerca de 25 minutos ou até estarem dourados.

Molho:

Lava-se o vinho com a folha de louro a lume médio até reduzir para metade do volume e reserva-se.
Numa frigideira aquece-se um fio de azeite e deitam-se as cebolas, os restantes cogumelos e os restantes dentes de alho, temperando-se com sal e pimenta. Cozinha-se até a cebola amolecer.

Deita-se um golo grande de conhaque e espera-se até que reduza para metade, juntando-se nessa altura o vinho tinto. Assim que começar a ferver deita-se o caldo de legumes e espera-se que ferva novamente e deixe cozinhar em lume brando/médio durante cerca de um quarto de hora.

No final, deita-se uma noz de manteiga misturando bem, para que fique brilhante.


**Baseado na receita Strudel de Massa Filo com vinho do Porto do blog cozinha com tomates

No comments:

Post a Comment

Também para provar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...