Apr 17, 2012

Gnocchi de Batata Doce

No final do ano passado fui dar uma voltinha a Nova Iorque, para comemorar a chegada de um novo ano. 
Nova Iorque é uma das minhas cidades preferidas e uma das poucas, não fosse ficar tão longe, onde me conseguia imaginar a viver. 

Umas semanas antes de partir, vi uns episódios do masterchef Australia, dos quais tirei algumas dicas culinárias da cidade. Uma das situações que mais me chamou à atenção foi a participação do chef Cesare Casella no frente a frente contra uma das concorrentes. A sua boa disposição era contagiante e isso deu-me vontade de experimentar a sua comida. Em Nova Iorque descobri um dos restaurantes onde colabora e lá fomos para a Salumeria Rossi

Este restaurante serve uma espécie de tapas da Toscana (pratos pequenos e refeições para partilhar), e houve duas que todos consideramos as melhores, apesar de toda a comida ser delicioso: Pasta a la Matriciana e Gnocchi de Batata Doce. 

Aqui abaixo fica a receita dos gnocchi que comi nessa noite, adaptada da receita do Chef Cesare Casella, e que após alguma pesquisa encontrei na net.

P.S. É claro que os dos restaurante eram muito mais bonitinhos :)




Ingredientes:

800g de batata doce
1/2 chávena de Ricotta
1/2 colher de chá de noz moscada moída
1/2 colher de chá de moída
1 1/4 chávena de farinha
sal e pimenta




O primeiro passo foi tratar da batata doce e isso passou por colocá-las no microondas por 14 minutos, virando-as ao fim de 7. Quando o tempo terminou, cortei as batatas ao meio e com ajuda de uma colher retirei a polpa de deitei no copo da Bimby.

Depois de terminar de colocar a batata na Bimby, deitei o queijo ricotta e as especiarias e misturei durante 1 minuto na velocidade 8. Juntei a farinha e misturei mais 30 segundos na velocidade 5. 

Quando terminou, tirei pedaços da massa e fiz rolos com cerca de 2 cm de diâmetro sobre uma superficie enfarinhada. Cortei a cada 1,5 cm mais ou menos e calquei ligeiramente com um garfo. Repeti este passo até acabar a massa.





Antes de comer, deitei os gnocchi em água a ferver e retirei-os quando começaram a boiar. Deitei um alho esmagado com casca e oregãos frescos em azeite a ferver e quando comecei a sentir o aroma, saltei ligeiramente os gnocchi.

Não eram os gnocchi da Salumeria, mas ficaram mesmo muito parecidos.

3 comments:

  1. Tem um aspecto fantástico e deve ser mesmo uma delicia!!!

    Bjoka
    Rita

    ReplyDelete
    Replies
    1. São mesmo bons.... dão um pouco de trabalho a cortar, mas vale mesmo a pena

      Delete
  2. Uma delícia, com um bom vinho tinto a acompanhar.

    ReplyDelete

Também para provar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...