Feb 24, 2015

Strudel de Farinheira e Pêra





O convidado do Quinze Dias com... esta quinzena é o chef Kiko Martins. Ouvi falar dele pela primeira vez, na primeira edição do Chefs Academy e depois de ler um pouco mais sobre a sua experiência (trabalhou no Fat Duck do Heston Blumenthal!) prontamente quis experimentar o seu restaurante O Talho, que passou a ser um dos meus preferidos, quer pelo seu ambiente descontraído, quer pela carninha de boa qualidade que se come por lá. Afinal, eu nunca digo que não a um  (muito) bom bife.  

E enquanto não o acompanho numa viagem a Istambul, através do "Comer Istambul com Kiko Martins" , onde serve de guia a gastronomia turca - uma das minhas preferidas numa das minhas cidades preferidas -  aproveitei para fazer esta receita que apresentou no programa Chefs Academy sobre petiscos.

Fiz apenas 2 (pequeninas) alterações: substitui o crumble por massa filo, tornando-o numa strudel e adicionei um pouco de espinafres ao recheio pois pareceu-me que o rácio farinheira/pêra não estava muito equilibrado. Ficou delicioso!





Ingredientes:

2 Farinheiras
2 Pêras
Q.b. Vinho do Porto tinto
1 colher de sopa de açúcar 
100g de espinafres crus


8 folhas de massa filo
2 colheres de sopa de amêndoa laminada
1 clara de ovo








Preparação:

1.  Retirar a tripa à farinheira e desfazê-la com as mãos. Deitar numa frigideira, saltear a farinheira durante 10 minutos (em lume baixo) ou até largar a gordura e ficar com um aspecto mais seco. Reservar.
2. Na mesma frigideira espalhar o açúcar e quando começar a caramelizar deitar as pêras cortadas em cubos e envolver no açúcar. Deitar o vinho do Porto e deixar reduzir. Reservar junto com a farinheira.
3. Na mesma frigideira deitar os espinafre e deixar cozinhar até ficarem moles. Juntar a farinheira e a pêra e envolver bem.

4. Colocar as folhas de massa filo umas em cima das outras, barrando com manteiga entre cada folha. Deitar a mistura e enrolar. 

5. Pincelar a strudel com a clara e deitar amêndoa por cima

6. Levar ao forno pré-aquecido a 180 durante 15 minutos ou até a massa ficar crocante e dourada






Feb 9, 2015

Cogumelos Salteados



Ingredientes:

300g de cogumelos brancos cortados em quartos
300g de cogumelos marron cortados em quartos
4 dentes de alho laminados
flocos de malagueta seca a gosto (usei 1 colher de café)
50g de azeite
1 ramos de manjericão, coentros ou salsa picados
sal







1. Colocar o azeite com o alho em lume médio até ficar bem quente e aromatizado com o alho.
2. Deitar os cogumelos e os flocos de malagueta e envolver bem.
3. Deixar cozinhar em lume médio entre 5 a 10 minutos até os cogumelos ficarem macios, mexendo de vez em quando para envolver os sabores
4. Polvilhar com a erva aromática escolhida para servir




Feb 8, 2015

Sopa de Couve-flor com Cenoura e Espinafres


Uma  das minhas sopas preferidas, mas sem batata, numa versão light.


Ingredientes:

1kg de couve-flor (usei congelada)
1 cebola grande
1l água + necessária para ajustar a consistência

300g de espinafres
1 chávena de cenoura cortada em cubos




























1. Colocar a couve-flor descongelada, a cebola, sal e azeite no copo da Bimby

2. Colocar os espinafres e a cenoura na Varoma

3. Programar 25 a 30 minutos (depende de como gostarem da cozedura dos legumes - espinafres e cenoura), na temperatura Varoma e velocidade 2

4. Triturar na velocidade 5-7-9 durante 2 minutos. Adicionar água para ajustar a consistência se acharem necessário. 

5. Misturar os espinafres e a cenoura no creme







Feb 4, 2015

Arroz de Especiarias




Almoçava  eu com umas colegas e no meio de conversas sobre comida,  almoçaradas e jantaradas em família, a Rita comentou que tinha feito para o seu almoço de Natal um arroz de especiarias que era óptimo e super fácil. 

Entre a descrição do aspecto, do modo de preparação e do sabor, eu sabia que ia ter de experimentar o mais depressa possível. E assim fiz, este Domingo, para acompanhar esta carne assada. Se me perguntam se é o arroz ideal para esta carne - não, não é. A carne com o molho de sabor intenso pedia um arroz mais simples, mas eu tinha mesmo, mesmo de experimentar este arroz. Ficou óptimo na mesma, mas são duas receitas que ficam melhor separadas pois ambas têm sabores intensos e que se ofuscam em vez de se complementarem. 

É uma receita deliciosa e simples, a repetir muitas e muitas e muitas vezes. Tão deliciosa que a Ema no topo dos seus 16 meses e uma autêntica paixão por massa, a essa refeição trocou a massa pelo arroz :)






Ingredientes


1 chávena de arroz basmati (demolhados durante 2 horas em água)
1 chávena de água
1 pau de canela
1 colher de sopa de sementes de sésamo pretas
1 colher de sopa de sementes de funcho
1 colher de sopa de sementes de coentros
4 sementes de cardamomo  (só o interior)
1 a 2 colheres de sopa de filamentos de açafrão 
sal
azeite
Nota: a quantidade e tipo de especiarias podem variar a gosto



1. Deitar o azeite numa frigideira e  juntar com as especiarias e deixar saltear até que os aromas se soltem (cerca de 2 minutos)

2. Juntar o arroz e deixar fritar junto com a mistura de especiarias, até que o arroz comece a ficar branco

3. Deitar o arroz e especiarias num recipiente de ir ao microondas (pode ser já na taça de servir) e juntar a chávena de água

4. Programar o microondas entre 9 a 10 minutos na potência máxima






Fácil, não é?

Feb 3, 2015

Carne assada recheada


Estava eu indecisa do que havia (e hei-de) fazer para um jantar de amigos do J. cá em casa. Queria algo de forno, porque normalmente são coisas simples e que não necessitam que estejamos na cozinha, enquanto os convidados estão na sala. Detesto isso!

Podia fazer um dos pratos de bacalhau costumo fazer nessas alturas: bacalhau com broa ou o bacalhau à moda da Sofia (uma mistura do à Zé do Pipo com o de broa, mas usando batata doce), mas tinha feito para o Natal e não me apetecia repetir.

Na minha indecisão, perguntei a umas colegas o que elas recomendavam. A Carmo disse-me logo que tinha uma amiga que fazia uma carne assada muito boa. Telefonou-lhe e uns minutos depois eu já tinha a receita.

Receita aprovada. O molho ficou óptimo (um pouco apimentado porque eu sou capaz de ter exagerado nos grão de pimenta) e carne tão tenrinha que se desfazia na boca. É sem dúvida um prato vencedor.






1 Peça de agulha da pá (também conhecido por lança, bico ou ponta da pá)
Grãos de pimenta (a gosto)
1 Cebola
4 Dentes de alho
Ervas aromáticas a gosto (usei 1 ramo de salsa)
1 Caldo de carne
200ml de vinho branco
Sal

Molho inglês (ir colocando a gosto e provando - usei cerca de 50ml)
5 Colheres de sopa de farinha Maizena





1.       Cobrir a carne com o vinho branco e água. Colocar o caldo de carne ou legumes, sal, ervas aromáticas, alho, cebola e pimenta e deixar cozer durante 3 horas em lume médio-baixo

2.       Deixar arrefecer e cortar em fatias de cerca de 1cm

3.       Intercalar as fatias com queijo e fiambre

4.       Para o molho, junta-se a farinha e o molho inglês à água de cozedura e bate-se com a varinha mágica. Deixa-se ao lume até o molho engrossar (deve ficar um creme grosso)

5.     Cobre-se a carne com o molho e vai ao forno a 200º durante uns 10 minutos (até a carne ficar quente e o queijo derretido)

Também para provar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...