Estava eu indecisa do que havia (e hei-de) fazer para um jantar de amigos do J. cá em casa. Queria algo de forno, porque normalmente são coisas simples e que não necessitam que estejamos na cozinha, enquanto os convidados estão na sala. Detesto isso!
Podia fazer um dos pratos de bacalhau costumo fazer nessas alturas: bacalhau com broa ou o bacalhau à moda da Sofia (uma mistura do à Zé do Pipo com o de broa, mas usando batata doce), mas tinha feito para o Natal e não me apetecia repetir.
Na minha indecisão, perguntei a umas colegas o que elas recomendavam. A Carmo disse-me logo que tinha uma amiga que fazia uma carne assada muito boa. Telefonou-lhe e uns minutos depois eu já tinha a receita.
Receita aprovada. O molho ficou óptimo (um pouco apimentado porque eu sou capaz de ter exagerado nos grão de pimenta) e carne tão tenrinha que se desfazia na boca. É sem dúvida um prato vencedor.
1 Peça de agulha da pá (também conhecido por lança, bico ou ponta da pá)
Grãos de pimenta (a gosto)
1 Cebola
4 Dentes
de alho
Ervas
aromáticas a gosto (usei 1 ramo de salsa)
1 Caldo
de carne
200ml
de vinho branco
Sal
Molho
inglês (ir colocando a gosto e provando - usei cerca de 50ml)
5 Colheres
de sopa de farinha Maizena
2. Deixar arrefecer e cortar em
fatias de cerca de 1cm
3. Intercalar as fatias com
queijo e fiambre
4. Para o molho, junta-se a
farinha e o molho inglês à água de cozedura e bate-se com a varinha mágica. Deixa-se
ao lume até o molho engrossar (deve ficar um creme grosso)
5. Cobre-se a carne com o molho e vai ao forno a 200º durante uns 10 minutos (até a carne ficar quente e o queijo derretido)
5. Cobre-se a carne com o molho e vai ao forno a 200º durante uns 10 minutos (até a carne ficar quente e o queijo derretido)
No comments:
Post a Comment