Jul 29, 2011

Torta de Requeijão com Espinafres

Quando a minha mãe fazia tortas há muito, muitos anos atrás, eu nunca gostava do resultado final (camarão, requeijão, carne, etc), mas se havia algo que eu adorava era os pedaços de torta que ficavam agarrados à forma. Lembro-me de me sentar na mesa da cozinha enquanto ela desenformava a torta, a pedir baixinho que ela se desmanchasse para que eu pudesse comer esses pedaços.


Hoje em dia aprendi a gostar das tortas no seu todo, sendo que a de espinafres e requeijão é uma das minhas preferidas.








Ingredientes:

Massa da Torta:
8 Ovos
125g farinha
2 colheres de sopa de ketchup
Sal

Recheio:
1 requeijão
3 dentes de alho assados
200 a 300g de espinafres congelados







Preparação:


Para a massa da torta, misturei a farinha com as gemas e o sal durante um minuto na velocidade 5 até a mistura ficar homogénea. De seguida juntei-se as claras em castelo previamente batidas durante 24 minutos na velocidade 3.5 (3 minutos por clara). Vai ao forno em lume médio, num forma forrada com papel vegetal durante cerca de 20 minutos (verificar a cozedura com um palito).

Para o recheio, coloquei os espinafres no microondas durante 6 minutos para cozerem. Depois de arrefecerem misturei numa tigela com o requeijão e o alho esmagado. Temperei com um pouco de sal e pimenta.


Para servir pode ser simples ou coberto com molho de tomate.

Jul 28, 2011

Sopa de Courgette com abóbora salteada

Querendo retomar o hábito de comer apenas sopa ao jantar, descobri esta receita no site Ingrediente Secreto do Chef Henrique Sá Pessoa. O doce da abóbora faz um contraste delicioso com o salgado da sopa e apenas tive pena de não ter os pinhões como na receite original




Ingredientes:

Sopa:

3 courgettes pequenas
1 cebola
1 dente de alho
2 colheres de sopa de azeite
sal


Abóbora:

100g de abóbora
1 colher de sopa de manteiga
tomilho





Coloquei todos os ingredientes da sopa no copo da Bimby, com os legumes cortados em pedaços e programei 25 minutos a 100º , velocidade 1.

Quando terminou, triturei durante 2 minutos nas velocidades 5-7-9.

Para a abóbora salteada, deitei a manteiga no copo da Bimby durante 3 minutos a 90º. Quando terminou juntei a abóbora e o tomilho e programei 10 minutos a 90º, na velocidade colher inversa.

Para servir, deita-se a sopa e coloca-se um pouco de abóbora no meio. Enfeita-se com tomilho fresco

Jul 6, 2011

Moussaka

Este é um prato que me lembro dos meus pais falarem desde a sua visita à Grécia ainda era eu uma pré-adolescente. Nessa altura lembro-me que beringelas e borrego não eram os meus ingredientes preferidos e por isso não percebia o porquê de tanto entusiasmo com um prato de nome estranho. 

Com o passar do tempo passei a gostar cada vez mais de beringelas, com a ajuda da minha avó que fazia umas beringelas estufadas com molho de tomate de comer e chorar por mais. O borrego reconheço que ainda não gosto, mas nada que não se posso substituir. E foi essa substituição que eu fiz neste prato, usando carne de porco que tinha guardada no congelador. 



Ingredientes:

2 beringelas grandes (aprox 1kg)

750g de carne de porco picada
2 tomates grandes 
2 cebolas
3 dentes de alho
2 colheres de sopa de molho de tomate
1 colher de chá de canela
sal
125ml  de vinho branco

Molho de queijo

60g de manteiga
60g de farinha
600ml de leite
40g de queijo parmesão




A primeira coisa a prepara são as beringelas que cortei em rodelas de cerca de meio centímetro. Depois de cortadas, polvilhei com sal e deixei repousar durante 30 minutos. Passados os 30 minutos, lavei-as com água  para retirar o sal, sequie-as e coloquei-as num tabuleiro de forno, forrado com papel vegetal e untado com uma 1 colher de sopa de azeite. Deixei assar por 20 minutos (ou até começarema ficar douradas).

Para a carne, piquei a cebola e o alho e deitei num tacho com uma colher de azeite a ferver durante 5 minutos para refogar. Juntei a canela e o sal e envolvi bem.  De seguida juntei a carne e deixei cozinhar durante cerca de 5 minutos alourar. Finalmente deitei o tomate, a polpa de tomate e o vinho e deixei cozinhar em lume baixo até o molho evaporar.

Para o molho deitei a manteiga num tacho e deixei derreter em lume baixo. de seguida juntei-lhe a farinha e envolvi bem até deixar de ter grumos. Deitei-lhe o leite e o queijo misturando sempre até obter uma mistura homogenea


Para montar o prato, que pode ser em recipientes individuais ou num tabuleiro grande, deita-se cerca de um terço das beringelas, cobre-se com metade da carne. De novo uma camada de beringelas seguida de uma de carne e finalmente termina-se com a terceira camada de beringelas. 

No final deita-se o molho por cima e leva-se ao forno a gratinar até alourar.

Também para provar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...