Jul 6, 2011

Moussaka

Este é um prato que me lembro dos meus pais falarem desde a sua visita à Grécia ainda era eu uma pré-adolescente. Nessa altura lembro-me que beringelas e borrego não eram os meus ingredientes preferidos e por isso não percebia o porquê de tanto entusiasmo com um prato de nome estranho. 

Com o passar do tempo passei a gostar cada vez mais de beringelas, com a ajuda da minha avó que fazia umas beringelas estufadas com molho de tomate de comer e chorar por mais. O borrego reconheço que ainda não gosto, mas nada que não se posso substituir. E foi essa substituição que eu fiz neste prato, usando carne de porco que tinha guardada no congelador. 



Ingredientes:

2 beringelas grandes (aprox 1kg)

750g de carne de porco picada
2 tomates grandes 
2 cebolas
3 dentes de alho
2 colheres de sopa de molho de tomate
1 colher de chá de canela
sal
125ml  de vinho branco

Molho de queijo

60g de manteiga
60g de farinha
600ml de leite
40g de queijo parmesão




A primeira coisa a prepara são as beringelas que cortei em rodelas de cerca de meio centímetro. Depois de cortadas, polvilhei com sal e deixei repousar durante 30 minutos. Passados os 30 minutos, lavei-as com água  para retirar o sal, sequie-as e coloquei-as num tabuleiro de forno, forrado com papel vegetal e untado com uma 1 colher de sopa de azeite. Deixei assar por 20 minutos (ou até começarema ficar douradas).

Para a carne, piquei a cebola e o alho e deitei num tacho com uma colher de azeite a ferver durante 5 minutos para refogar. Juntei a canela e o sal e envolvi bem.  De seguida juntei a carne e deixei cozinhar durante cerca de 5 minutos alourar. Finalmente deitei o tomate, a polpa de tomate e o vinho e deixei cozinhar em lume baixo até o molho evaporar.

Para o molho deitei a manteiga num tacho e deixei derreter em lume baixo. de seguida juntei-lhe a farinha e envolvi bem até deixar de ter grumos. Deitei-lhe o leite e o queijo misturando sempre até obter uma mistura homogenea


Para montar o prato, que pode ser em recipientes individuais ou num tabuleiro grande, deita-se cerca de um terço das beringelas, cobre-se com metade da carne. De novo uma camada de beringelas seguida de uma de carne e finalmente termina-se com a terceira camada de beringelas. 

No final deita-se o molho por cima e leva-se ao forno a gratinar até alourar.

No comments:

Post a Comment

Também para provar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...