Ao folhear o livro "O sentido do gosto" de José Bento de Freitas, chamou-me à atenção uma receita já bem no final do livro que misturava um entrecosto com ameixas secas e funcho. Lembrei-me de imediato nas ameixas frescas que nossa vizinha do Ferrenho nos tinha dado e pensei: "Porque não?"
Quando cheguei a Lisboa com uma caixa cheia de ameixas e entrecosto para assar, pus de imediato as mão à obra até que me apercebi que não tinha funcho. A solução: substituir por cebola. O resultado: Uma mistura de sabores muito original e acima de tudo deliciosa.
Ingredientes:
750g a 1kg de entrecosto para assar
5 ameixas frescas
1 cebola grande
3 dentes de alho picados
tomilho fresco
sal qb
500ml de caldo de galinha
1 colher de sopa de óleo de amendoim (pode ser substituído por azeite ou outro óleo vegetal)
Começei por preparar a ameixa e a cebola. Para a ameixa retirei os caroços e a pele e cortei cada um em cerca de 3 pedaços iguais. A cebola depois de descascada foi cortada em gomos com cerca de 1cm.
De seguida coloquei o entrecosto a grelhar durante 20 minutos a 200º no forno. Virei a meio para que ficasse grelhado de maneira uniforme.
Enquanto o entrecosto grelhava no forno, coloquei o óleo na wok e depois de quente deitei a cebola e o alho e deixei que salteassem até a cebola ficar transparente e mole. Nessa altura juntei as ameixei cozinhar cerca de 2 minutos, mexendo sempre.
Quando terminou, juntei ao entrecosto o caldo de legumes, a cebola e a ameixa e polvilhei com o tomilho. Deixei assar no forno durante mais 15 minutos a 200º.
No comments:
Post a Comment