Feb 5, 2012

Cheesecake de chocolate branco com capa de morangos

Desde que provei cheesecake pela primeira vez, há muitos anos, que passou a ser uma das minhas sobremesas favoritas. O que provei na altura era feito com natas, leite condensado e gelatina.

Alguns anos mais tarde, em Madrid, provei um New York Cheesecake e rendi-me de novo a estes cheesecakes, na minha opinião ainda melhores que os anteriores. Quando estive em NY no final do ano, no Macy's provei de novo um destes cheesecakes e prometi que iria de novo fazer em casa assim que tivesse oportunidade(a primeira tentativa ficou boa, mas ainda aquém do que eu desejava).

Tropecei enquanto procurava uma receita de macarons neste blog e descobri esta receita que desde log me fascinou e corri a adaptar. Aproveitei um almoço em casa dos pais para levar a sobremesa e o resultado: D-i-v-i-n-a-l, tal como o cheesecake que comi em Madrid há tantos anos atrás.





Ingredientes:


Base:

200g de bolachas digestivas
50g de manteiga derretida
2 colheres de sopa de água

Cheesecake:

500g de queijo fresco batido
1 iogurte natural sólido
200g de chocolate branco belga
50g de açúcar
4 ovos

Cobertura de morango:

200g de morangos
80g de açúcar
2 c. (sopa) de água
1/2 folha de gelatina
1 c. (sopa) de sumo de limão
      



A primeira coisa a fazer é a base e para isso é preciso pré-aquecer o forno a 200º. Usei a Bimby para triturar a bolacha, dando inicialmente 3 toques de turbo para a desfazer em pedaços mais pequenos e depois triturei 20 segundos na velocidade 6. A bolacha ficou com um grão grosso ao qual juntei a manteiga e as duas colheres de sopa de água. Como gostei da consistencia da massa, usei-a para forrar o fundo de uma forma de fundo amovível e levei ao forno para cozer durante 5 minutos. Quando terminou deixei arrefecer enquanto preparava o resto do cheesecake.

Depois parti o chocolate branco em pedaços pequenos e levei ao forno a 170º até que começasse a ficar dourado. É preciso acompanhar este processo e ir mexendo para que a cor fique uniforme e o chocolate não caramelize. Pode-se também optar por apenas derreter o chocolate no microondas ou banho maria, mas perde-se o sabor caramelizado que este ganha no forno.

Depois do chocolate estar derretido, juntei-lhe os ovos inteiros e misturei uns segundos na velocidade 3 até a mistura ficar homogénea. De seguida misturei açúcar, o queijo e o iogurte e misturei novamente.

Deitei a mistura na forma, sobre a base e levei ao forno durante 45 minutos a 160º. Depois de arrefecer guardei no frigorifico, pois só o íamos comer no Domingo (cerca de 36 horas depois).





No sábado à noite, deitei os morangos na Bimby junto com o açúcar e a água e deixei-os cozer 5 minutos a 100º na velocidade 3. Quando terminou, juntei a gelatina demolhada em água fria e triturei na velocidade 7 até ficar um puré. 
Cobri o cheesecake antes de servir com o puré de morango e enfeitei com raspas de chocolate branco.

1 comment:

  1. Bonjour,je viens de parcourir votre blog,j'ai beaucoup aimé.... Et tous ces plats ,vous en avez des recettes !!!!!!! bonne journée la recette que j'ai ne me satisfait pas ,je suis très preneuse !! merci par avance
    j'ais déjà traité un site comme ca http://le-couscous-marocain.blogspot.com

    ReplyDelete

Também para provar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...