Pages

Feb 24, 2015

Strudel de Farinheira e Pêra





O convidado do Quinze Dias com... esta quinzena é o chef Kiko Martins. Ouvi falar dele pela primeira vez, na primeira edição do Chefs Academy e depois de ler um pouco mais sobre a sua experiência (trabalhou no Fat Duck do Heston Blumenthal!) prontamente quis experimentar o seu restaurante O Talho, que passou a ser um dos meus preferidos, quer pelo seu ambiente descontraído, quer pela carninha de boa qualidade que se come por lá. Afinal, eu nunca digo que não a um  (muito) bom bife.  

E enquanto não o acompanho numa viagem a Istambul, através do "Comer Istambul com Kiko Martins" , onde serve de guia a gastronomia turca - uma das minhas preferidas numa das minhas cidades preferidas -  aproveitei para fazer esta receita que apresentou no programa Chefs Academy sobre petiscos.

Fiz apenas 2 (pequeninas) alterações: substitui o crumble por massa filo, tornando-o numa strudel e adicionei um pouco de espinafres ao recheio pois pareceu-me que o rácio farinheira/pêra não estava muito equilibrado. Ficou delicioso!





Ingredientes:

2 Farinheiras
2 Pêras
Q.b. Vinho do Porto tinto
1 colher de sopa de açúcar 
100g de espinafres crus


8 folhas de massa filo
2 colheres de sopa de amêndoa laminada
1 clara de ovo








Preparação:

1.  Retirar a tripa à farinheira e desfazê-la com as mãos. Deitar numa frigideira, saltear a farinheira durante 10 minutos (em lume baixo) ou até largar a gordura e ficar com um aspecto mais seco. Reservar.
2. Na mesma frigideira espalhar o açúcar e quando começar a caramelizar deitar as pêras cortadas em cubos e envolver no açúcar. Deitar o vinho do Porto e deixar reduzir. Reservar junto com a farinheira.
3. Na mesma frigideira deitar os espinafre e deixar cozinhar até ficarem moles. Juntar a farinheira e a pêra e envolver bem.

4. Colocar as folhas de massa filo umas em cima das outras, barrando com manteiga entre cada folha. Deitar a mistura e enrolar. 

5. Pincelar a strudel com a clara e deitar amêndoa por cima

6. Levar ao forno pré-aquecido a 180 durante 15 minutos ou até a massa ficar crocante e dourada






4 comments:

  1. Yummy!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ReplyDelete
  2. Bom dia!
    Que deliciosa escolha! A combinação destes ingredientes deve ter resultado num prato bem cheio de sabores irresistíveis e reconfortante!
    Bjs

    ReplyDelete
  3. que aspeto maravilhoso, adorei a ideia.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ReplyDelete
  4. Esse dtrudel ficou com óptimo aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/03/quinze-dias-com-chefe-kiko-e-uma-pizza.html

    ReplyDelete