Showing posts with label Dorie às Sextas. Show all posts
Showing posts with label Dorie às Sextas. Show all posts

Mar 9, 2012

Pudim de Chocolate

Mais um desafio das Dories e desta vez com a sorte de envolver um dos ingredientes que mais gosto: Chocolate :). 

Em relação ao chocolate eu sou uma purista e gosto do seu sabor simples sem adição de outros aromas. Adoro chocolates com recheio ou como acompanhamentos de fruta ou natas mas o sabor esse deve ser puro ou eventualmente com aroma a frutos secos. E foi isso que fiz desta vez, segui a receita conforme previsto, acrescentando apenas umas avelãs picadas para acompanhar.

Acabei por usar a Bimby só para bater ou misturar os ingredientes, actividades que até podiam ser feitas manualmente, porque não sabia bem até que ponto o pudim devia de engrossar. No entanto,  já vi no grupo das Dories bastantes receitas com os tempos registados para a Bimby, o que vai-me permitir fazer mais vezes esta receita com ainda menos trabalho.





Ingredientes:

2 1/4 chávenas de leite
6 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de cacau em pó
2 colheres de amido de milho
1/4 colher de chá de sal
1 ovo grande
2 gemas
150g de chocolate preto
2 colheres de sopa de manteiga

8 avelãs picadas






Comecei por colocar duas chávenas de leite a aquecer num tacho em lume médio com 4 colheres de açúcar. Enquanto isso, numa taça, misturei o amido de milho, o cacau e o sal. 

Na Bimby deitei as gemas, os ovos e o açúcar e misturei durante um minuto na velocidade 4. Quando terminou deitei os ingredientes secos e misturei durante uns segundos até ficar homogéneo. 

Mantendo a Bimby na velocidade 3, deitei lentamente o leite sobre os ovos. Quando a mistura ficou uniforme, coloquei de novo no tacho e deixei cozinhar em lume médio até a mistura engrossar (ao ponto de fazer duas ou três bolhas, mas sem deixar ferver).




Finalmente deitei o chocolate e a manteiga e misturei já fora do lume até que se derretam. Deitei de novo na Bimby e programei 5 segundos na velocidade 6, para tirar eventuais grumos e segundo a Dorie para acrescentar algum ar e tornar o pudim mais leve.

Leva-se a refrigerar por um minimo de 4 horas e no final enfeitei com as avelãs picadas grosseiramente.




Feb 24, 2012

Tarte Tatin com Maçãs e Alecrim

E aqui está mais um desafio do Dorie às Sextas. Desta vez o desafio era uma receita que já estava com vontade de experimentar há uns meses:  Tarte Tatin com o alecrim a aromatizar o caramelo e as maçãs. 

A ideia surgiu-me ao ver o masterchef (terceira temporada) com uma receita da Alana e que de imediato fiquei com vontade de experimentar. No masterchef inspirei-me na massa, uma espécie de massa folhada rústica e muito aclamada pelo júri e pela minha mãe, no alecrim e nas quantidades bem menores de açúcar e manteiga. Na Dorie inspirei-me na fruta e no modo de fazer. 

No fim, esta conjugação de sabores e técnicas, resultou numa receita deliciosa, diferente e apreciada pelos poucos que foram a tempo de a provar. A contar a história, apenas ficaram umas migalhalhitas, que também acabaram por desaparecer com a ajuda da Mia e da Jade.

A magicar já estão outras ideias como o uso de ananás  (eu adoro ananás com caramelo) e menta (??) ou experimentar uma versão salgada com cebola e queijo Halloumi. Sem dúvida uma receita que permite dar largas à imaginação.




Ingredientes:

Massa:

140g de farinha
100g de manteiga
30g de iogurte natural
40ml de água fria

3 maçãs
100g de açúcar
100g de manteiga
3 hastes de alecrim (aproximadamente 5cm cada)




Para a massa deitei todos os ingredientes, com excepção da água, na Bimby e amassei na velocidade 8 durante uns segundos até apresentar uma consistência areada. 
Depois retirei a massa e amassei até ficar num bolo consistente. Fiz um buraco no meio onde juntei a água e amassei  de novo com as mãos até a massa deixar de se pegar.

Finalmente para tender foi preciso dar umas voltas e segui os seguintes passos:

1. Moldar com as mão as massa até formar um rectângulo;
2. Com o rolo da massa, tornar esse rectângulo mais comprido até a massa estar fina de forma uniforme;
3. Dobrar os lados mais curtos um sobre o outro;
4. Dar uma volta de 90º;
5. Repetir passos 2, 3 e 4 mais duas vezes.

Depois destas voltas, deixei a massa repousar 30 minutos no frigorifico e no final repeti os passos 2, 3 e 4 mais 3 vezes.








Para a cobertura, deitei a manteiga e o alecrim num frigideira com pega de metal e deixei derreter e deixar que a manteiga incorporasse o sabor do alecrim. De seguida deitei o açúcar e as maças em camadas e deixei em lume alto que o açúcar caramelizasse.  
Quando o açúcar ficou castanho escuro, coloquei a massa por cima certificando-me que envolvia bem as maçãs e caramelo e levei ao forno a assar por 30 minutos a 180º.

O último passo foi virar a tarte com a ajuda de um prato e fazê-la desaparecer à velocidade da luz. 





Feb 10, 2012

Granola Or Chocolate Grabers?


Com o intuito de participar no Dorie às sextas, um grupo do qual tive conhecimento pela Mariana do Caos na Cozinha, e cujo o objectivo é a discussão e confecção das receitas do livro Baking da Dorie Greenspan. 



O desafio é lançado duas vezes por mês e quem tem disponibilidade participa, adaptando a receita aos seus gostos e à sua forma de cozinhar. Tenho tido vontade de participar desde o início, mas a falta de disponibilidade que uma época de exames traz não mo permitiu.
Quando li o titulo da receita desta quinzena, reconheço que torci um pouco o nariz e pensei que anda não seria desta, afinal, granola ou mueslis e acima de tudo passas não são as minhas coisas preferidas. 

Mas, seguindo o objectivo do grupo, decidi criar uma nova versão e usar um dos meus ingredientes preferidos: o chocolate. No final, cá em casa gostámos tanto que ainda não fomos capazes de parar de comer. Uma receita a repetir sem dúvida.





Ingredientes:

3 chávenas de granola (usei granola com mel e amêndoas)
3/4 de chávena de pepitas de chocolate
1/2 chávena de amendoins salgados
1/2 chávena de coco ralado

1 chávena de farinha integral de trigo
1 ovo
200g de manteiga
2 colheres de sopa de açucar amarelo

Apesar de na receita original a quantidade de açúcar a usar ser uma chávena, a granola tinha mel e por isso era já bastante doce. Optei por por só duas colheres de sopa e para nosso gosto ficou perfeito.




Comecei por torrar um pouco o coco ralado, o que deixou um aroma delicioso pela casa. Depois de torrado o coco, juntei-o à granola, amendoins e chocolate e misturei bem.

Na Bimby (a única batedeira cá de casa) deitei a manteiga e misturei na velocidade 5 durante 2 minutos. Depois juntei-lhe o ovo e deixei misturar na mesma velocidade durante mais um minuto. Finamente deitei a farinha e misturei durante mais 30 segundos.




Como a quantidade de massa e granola parecia ser grande de mais para misturar na Bimby, deitei a massa sobre a granola e envolvi bem com uma espátula até a mistura ficar homogénea. Depois, com a quantidade de uma colher de sopa, fiz umas bolas ligeiramente achatadas e levei ao forno pré-aquecido a 190º durante 10 minutos.




Com a receita acima consegui 30 bolachas que estão a desaparecer à velocidade da luz.

Também para provar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...