Feb 10, 2012

Granola Or Chocolate Grabers?


Com o intuito de participar no Dorie às sextas, um grupo do qual tive conhecimento pela Mariana do Caos na Cozinha, e cujo o objectivo é a discussão e confecção das receitas do livro Baking da Dorie Greenspan. 



O desafio é lançado duas vezes por mês e quem tem disponibilidade participa, adaptando a receita aos seus gostos e à sua forma de cozinhar. Tenho tido vontade de participar desde o início, mas a falta de disponibilidade que uma época de exames traz não mo permitiu.
Quando li o titulo da receita desta quinzena, reconheço que torci um pouco o nariz e pensei que anda não seria desta, afinal, granola ou mueslis e acima de tudo passas não são as minhas coisas preferidas. 

Mas, seguindo o objectivo do grupo, decidi criar uma nova versão e usar um dos meus ingredientes preferidos: o chocolate. No final, cá em casa gostámos tanto que ainda não fomos capazes de parar de comer. Uma receita a repetir sem dúvida.





Ingredientes:

3 chávenas de granola (usei granola com mel e amêndoas)
3/4 de chávena de pepitas de chocolate
1/2 chávena de amendoins salgados
1/2 chávena de coco ralado

1 chávena de farinha integral de trigo
1 ovo
200g de manteiga
2 colheres de sopa de açucar amarelo

Apesar de na receita original a quantidade de açúcar a usar ser uma chávena, a granola tinha mel e por isso era já bastante doce. Optei por por só duas colheres de sopa e para nosso gosto ficou perfeito.




Comecei por torrar um pouco o coco ralado, o que deixou um aroma delicioso pela casa. Depois de torrado o coco, juntei-o à granola, amendoins e chocolate e misturei bem.

Na Bimby (a única batedeira cá de casa) deitei a manteiga e misturei na velocidade 5 durante 2 minutos. Depois juntei-lhe o ovo e deixei misturar na mesma velocidade durante mais um minuto. Finamente deitei a farinha e misturei durante mais 30 segundos.




Como a quantidade de massa e granola parecia ser grande de mais para misturar na Bimby, deitei a massa sobre a granola e envolvi bem com uma espátula até a mistura ficar homogénea. Depois, com a quantidade de uma colher de sopa, fiz umas bolas ligeiramente achatadas e levei ao forno pré-aquecido a 190º durante 10 minutos.




Com a receita acima consegui 30 bolachas que estão a desaparecer à velocidade da luz.

9 comments:

  1. Ficaram com um aspecto delicioso. E a ideia de torrar o coco é óptima, acho que vou roubar ;) Que bela primeira participação!

    Beijo,
    Mariana

    ReplyDelete
  2. Vi o blog na "Dorie às Sextas" e vim cá dar uma espreitadela. Os cookies ficaram óptimos (gostei também do aspecto gráfico,. Resumindo: fiquei seguidora :)

    ReplyDelete
  3. Ficaram bem gulosas. Além de ser um desafio o projecto Dorie ás Sextas tem a virtude de nos dar a conhecer cantinhos como este.
    Gostei muito do blogue e já o adicionei ás minhas leituras.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  4. Ficaram um um aspecto bem tentador... Gostei muito da ideia da farinha integral. As pepitas também foi o ingrediente eleito da pequena aqui de casa para substituir as passa.
    Aproveito para dizer que gostei muito do blog que não conhecia.
    Beijinhos e bom fim de seman

    ReplyDelete
  5. Obrigada a todas :)
    Só por estes comentários valeu a pena a participação :) mas acima de tudo foi divertido e delicioso o desafio. Fico à espera de nova receita :)

    ReplyDelete
  6. Para a próxima também vou colocar farinha integral. :) Volto a dizer que ficaram com muito bom aspecto mesmo! :)
    beijinho

    ReplyDelete
  7. Adorei todas as substituições feitas. A ideia de torrar o coco é fantástica! E todo esse chocolate... vou ter que me segurar para não correr para a cozinha agora mesmo.

    Beijos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. O melhor de torrar o coco foi aroma que se espalhou pela casa :)

      Delete
  8. Uau!!!! Que lindas e que reportagem fantástica. Que vontade de experimentar estas. Estão mesmo com bom aspecto!!!

    Beijnhos


    http://clavelscook.blogspot.com

    ReplyDelete

Também para provar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...